sexta-feira, 13 de abril de 2007

XVIII Salão Carioca de Humor. O riso está solto em Ipanema

Tatynne Lauria
Foi aberta a temporada de humor no Rio de Janeiro. A Casa de Cultura Laura Alvim, localizada na bela praia de Ipanema quase chegando ao Arpoador, na Vieira Souto número 176, é sede do XVIII Salão Carioca de Humor, que vai de 10 de março a 16 de abril. Um dos patrimônios culturais da cidade do Rio de Janeiro, a Casa de Cultura surgiu do sonho de Laura Agostini Alvim, que impedida pela família de tornar-se atriz, decidiu transformar a casa, onde viveu desde os quatro anos de idade, em centro cultural. Começou a funcionar em 12 de maio de 1986, na casa que foi erguida entre 1906 e 1913 e passou por várias reformas até ser doada ao Estado, através da Funarj, com a reforma inacabada, três anos após a morte de Laura.

A mostra de humor carioca que completa esse ano a sua décima oitava edição, homenageia um dos maiores artistas brasileiros, Ziraldo, que em 2007, completa setenta e cinco anos.Uma exposição com 400 obras do artista, que vão de seus desenhos de criança a seus últimos livros, apresentada na Casa de Cultura e no Centro Cultural dos Correios, mostra os principais trabalhos de Ziraldo como cartunista, ilustrador, chargista e escritor, pai de diversos personagens que encantam gerações até hoje. O artista, sempre irreverente e criativo, comemora seus setenta e cinco anos como se tivesse dezoito; empolgado e cheio de projetos.

O público que passar pela Casa de Cultura poderá se deliciar não só com as exposições, mas também com os finalistas do concurso de desenho de humor, onde estão apresentados os melhores desenhos de 2007, as sessões do festival de esquetes e dos espetáculos de humor apresentam artistas como: Paulo e Chico Caruso, Cláudio Torres, Fabio Porchat, Márcio Vito, Fernando Caruso, Márcio Libar e o grupo Brasov entre outros.

Como dizia Millôr Fernandes: “o Rio de Janeiro continua rindo”. Esta frase se transformou no lema do Salão Carioca, que continua com sua programação na Casa de Cultura Laura Alvim até 16 de abril.

Nenhum comentário: