terça-feira, 10 de abril de 2007

UMA BRINCADEIRA, UMA IDÉIA, UMA PAIXÃO

Todo mundo já ouviu falar um dia em futebol americano. Aquele praticado nos EUA, onde brutamontes com uma espécie de armadura, luvas e capacetes, derrubam uns aos outros toda hora e tentam fazer com que um de seus companheiros passe com a bola por uma linha. Falando assim, parece fácil de se entender esse esporte que lota todos os estádios na terra do Tio Sam e lá movimenta milhões em dólares, mas não é tão simples assim. Para se ter uma idéia, a final deste campeonato chamado de Super Bowl registra todo ano um dos maiores índices de audiência da TV Mundial.
No ano de 1992, um grupo de amigos brasileiros influenciado pelo esporte americano, começou a organizar pequenas disputas entre eles como uma brincadeira. Para isso, só precisaram de alguém com conhecimento do esporte praticado lá fora e de uma bola oval nos padrões do futebol americano, depois foi só ir para o campo. Campo? Que nada, se somos brasileiros e ainda por cima cariocas, vamos jogar na praia. “Começamos a jogar nas praias como um passatempo mesmo, mas percebemos que à medida em que íamos jogando conseguíamos mais adeptos ao jogo. Até o dia em que resolvemos formar times e começar o campeonato. Depois disso o que era uma brincadeira virou uma paixão”, falou Rodrigo Hermida, jogador e coordenador do Rio de Janeiro Sharks. E foi assim que o futebol americano, jogado em todo litoral do Rio de Janeiro ganhou grande proporção e passou a ser chamado de Carioca Bowl.
Esse ano, as equipes ainda estão em fase de treinamento e seleção de jogadores e o campeonato promete. Ano passado jogado em um novo sistema de grupos, a versão carioca do futebol americano foi um sucesso total. A ponto de uma das melhores equipes, o América Red lions, conseguir um patrocínio por sua competência e organização. Isso mostra que no esporte o trabalho sério aliado à diversão também traz resultados. Assim como o América Red Lions, o Flu Gorilas também tem seu apoio. O Fluminense cede infra-estrutura e material esportivo para a prática do futebol americano. O Carioca Bowl está caminhando para sua sétima edição e reúne times de diversas praias do litoral Carioca. “Temos times que jogam em Copacabana, Ipanema, Leme, Botafogo, Barra da Tijuca, Niterói e até em Saquarema”, afirma Hermida. Hoje o campeonato é disputado por pessoas de diversas idades, pesos e tamanhos. “Na defesa precisamos de jogadores fortes e, no ataque, eles devem ser mais ágeis”, explica Gabriel “Red Bull”, jogador do Tijuca fênix e um dos artilheiros da temporada passada. Se você se interessou pela nova febre das praias e deseja jogar por um time no Carioca Bowl 2007, procure o time mais próximo de sua casa e comece os treinos!

Nenhum comentário: