sexta-feira, 13 de abril de 2007

Hidratação na corrida para salvar o coração

Boa notícia para os amantes das corridas, especialmente os maratonistas: preocupados com a popularização cada vez maior da modalidade, médicos do Laboratório de Fisiologia do Exercício de Evry, na França, aproveitarão este domingo a Maratona de Paris para fazer um estudo de campo sobre a saúde dos atletas. Dez competidores anônimos (atletas amadores habituais em maratonas) foram escolhidos para serem monitorados durante toda a prova, de mais de 42 quilômetros, usando um aparelho que medirá seu volume de ejeção sistólica – ou seja, a quantidade de sangue enviada para o coração a cada batimento cardíaco.
Em última instância, isso ajudará a medir melhor a capacidade cardíaca dos atletas em tempo real, minuto a minuto, e avaliar quais as conseqüências da desidratação – que naturalmente acontece numa prova de esforço tão longa, por mais que os atletas bebam líquidos – sobre a saúde dos corredores.

Especialista carioca, Hélio Ventura, em medicina esportiva, comenta que a maratona é uma atividade física extremamente desgastante e agressiva para o organismo, e não está entre os exercícios recomendados para manter a saúde, é mais um desafio pessoal, uma demonstração de força de vontade e de superação que a pessoa pode querer uma vez ou outra, mas não recomenda como prática. Corridas mais curtas, são boas para manter a saúde. Para quem tem boa saúde e passou por exames de avaliação antes de iniciar a atividade física, seriam necessários pelo menos seis meses de treinos orientados antes de encarar o desafio.

Qualquer médico avisa que ao beber água demais também pode ser prejudicial, o ideal é que o atleta consuma bebidas isotônicas, que repõem a perda de minerais, e faça durante os treinos um cálculo do quanto perde de líquido, para repor exatamente a quantidade necessária. É importante calcular sua necessidade de hidratação. O Cálculo é feito assim: pesando-se antes e depois do treino, para ver quanto de peso perdeu. Desconte daí os mililitros que tiver ingerido de água ou de isotônico: o resultado mostrará se você se hidratou de mais ou de menos.


Nenhum comentário: