terça-feira, 24 de abril de 2007

Público recorde e cidade despreparada marcam campeonato mundial de corrida aérea


Aziz Cauan Ahmed

Na primeira vez que um evento desse tipo acontece em solo sul-americano, mais de um milhão de pessoas, segundo estimativa dos organizadores, assistiram a segunda etapa do Campeonato Mundial de Corrida Aérea, realizada em Botafogo, Rio de Janeiro, no último sábado , 21 de abril. O trânsito no sentido Zona Sul ficou um caos e o Metrô foi pego de surpresa pela quantidade de gente.

Muitos cariocas saíram de casa no feriado, a curiosidade para ver o evento inédito em solo brasileiro foi o que moveu o público em direção à Zona Sul da cidade. A enseada de Botafogo foi o ponto de maior concentração, mas havia gente também na Praia do Flamengo e em locais privilegiados, como o Pão de Açúcar, e nas janelas em frente ao circuito de competição. A grande multidão refletiu nos corredores do Botafogo Praia Shopping. De acordo com a Assessoria de Imprensa, o shopping recebeu mais de 100 mil clientes até o final do dia, o que representa o dobro que o shopping registra durante o Natal.

A cidade parecia não estar preparada para esse público. A grande quantidade de carros em direção à Zona Sul causou um grande nó no trânsito. Acertadamente muitos decidiram optar pelo metrô, mas este foi pego de surpresa e não consegui dar conta da quantidade de passageiros. “Eles informaram através da assessoria de imprensa que diminuíram o intervalo entre os trens de 7 minutos para 4 minutos e 30 segundos, mas eu estava lá e cronometrei: eram 15 minutos de intervalo” afirmou o jornalista Octávio Guedes. Resta esperar para saber se teremos para o Pan-americano, o planejamento e o tratamento digno que a cidade maravilhosa merece.

Nenhum comentário: