terça-feira, 10 de abril de 2007

QUADRAS DE VÔLEI A CÉU ABERTO


Basta andar pela orla da cidade para perceber: no Rio de Janeiro só não se exercita quem não quer. A jornalista da UniverCidadade e apresentadora do Sportv Cynthia Howlett define a cidade como uma academia a céu aberto. Nas areias de Copacabana, Leblon e Ipanema crianças, idosos e atletas de todas as idades praticam esportes, correm, jogam futevôlei e, principalmente, vôlei. As medalhas de ouro do Brasil nas categorias da quadra e de praia aumentaram o destaque do esporte.

A Escola do Betinho, em frente a av. Afrânio de Melo Franco, no Leblon, é a maior e tem em média cerca de 210 alunos, entre adultos, idosos e crianças. Ex-jogador de vôlei profissional, Betinho jogou pela seleção masculina nos anos oitenta, ao lado de craques como Renan e Bernardinho.

- A praia é o melhor lugar para se praticar esportes, na areia, a céu aberto.
– define.

E nos dias de chuva? Nos dias de chuva não há aula, é lógico, mas mesmo assim, Betinho conta que muitos alunos se reúnem debaixo de guarda-chuvas para trocarem algumas palavras. A integração é total e como o esporte não conhece preconceitos, 20% dos alunos tem bolsas.

- São alunos de comunidades carentes. Todos aqui são tratados igualmente. Tento ensinar não só o vôlei, mas princípios que possam usar na vida.

Um pouco mais à frente, na orla do Leblon, Jackie Silva também ensina os fundamentos do vôlei de praia. Considerada a melhor levantadora dos jogos olímpicos em 1984, formou com Sandra a única dupla brasileira feminina que ganhou medalha de ouro nas Olimpíadas, em Atlanta 1996.

Com aulas pela manhã, a tarde e à noite, Jackie ressalta que o objetivo não é formar campeões, e sim manter o corpo em forma.

- O esporte exige disciplina e disciplina ajuda a formar o caráter. E ter um bom caráter é fundamental para o convívio, principalmente na nossa sociedade.

Os preços das aulas de vôlei também saem mais em conta do que academias de musculação. Giram em torno de 100 reais. E nada melhor do que praticar esportes nas areias da praia, com o calor do sol e a brisa do mar.

Nenhum comentário: