terça-feira, 24 de abril de 2007

Morar na Zona Sul: Sonho e Realidade II


Pedro Serra

O valor do condomínio tem sido uma causa de dor de cabeça tanto para inquilinos quanto para donos de apartamentos, que tiveram que baixar o preço dos aluguéis para compensar as taxas cobradas pelos prédios a fim de não ver seus apartamentos vazios. Muitas vezes, o anúncio de um apartamento barato no jornal esconde uma armadilha na forma desta taxa mensal, que engloba todos os serviços do prédio e, quando necessárias, as reformas.
Para escolher um apartamento com um valor de condomínio barato, dois fatores são fundamentais. O número de unidades, pois é ele que define a cota de cada morador, e a quantidade de funcionários, já que mais de 50% dos gastos de um prédio vão para a folha de pagamento. Depois disso, é bom observar o tamanho da área comum. Quanto menos elevadores, piscinas e serviços esta oferecer, menor será a taxa.
Antes de alugar, também é bom descobrir com o síndico quais são os problemas do prédio, pois você pode ver a sua conta de condomínio subir vertiginosamente de um mês para o outro se um encanamento estourar ou algum outro conserto de emergência se fizer necessário.

Nenhum comentário: