terça-feira, 10 de abril de 2007

Fast-food ganha aliado


Os famosos hambúrgueres dos fast-food, ganharam um aliado. O sociólogo americano Barry Glassner lançou o livro “The Gospel of Food – Everything You Think You Know about Food is Wrong” (A Bíblia da comida - Tudo que você pensa que sabe sobre comida está errado). Barry tenta acabar com o senso comum negativo que as pessoas tem em relação às lanchonetes.
No livro, o autor fala sobre a ascensão, ou a derrocada, de alimentos citados em pesquisas compradas por empresas, por exemplo de produtos dietéticos; sobre a associação errônea de cada alimento com a saúde. O autor cita também a questão da obesidade e o aumento da compra indiscriminada de produtos dietéticos.

Slow Food
Apesar do livro ser um sucesso de vendas nos EUA, existem pessoas que nem tão cedo comerão hambúrguer ou batata-frita. Iniciado na Itália nos anos 80, e hoje com mais de 100.000 membros, o movimento Slow Food tem como símbolo um caracol e é contrário ao consumo deste tipo de alimentação rápida. Para os adeptos do movimento, ao consumir este tipo de alimento, você está interferindo não apenas na sua saúde, mas também na política, na economia, na medicina, entre outras áreas. “Buscar uma alimentação prazerosa e em equilíbrio com a natureza é uma atitude política. O problema é que a velha tradição militante ainda despreza a complexidade e beleza do ato de comer”, sustenta o Carlo Petrini, fundador do Slow Food.

Além de incentivar pequenas propriedades e produções rurais, dar apoio técnico e financeiro, também promove encontros para a discussão de novos pratos e descobertas de alimentos. Aqui no Brasil, em Tocantins por exemplo, os índios Krahô utilizavam um tipo de milho, em risco de extinção, para a produção de broa. Com o apoio do Ministério de Desenvolvimento Agrário, a EMBRAPA criou um banco de sementes, o que permitiu a continuidade do consumo daquele milho. Apesar de existirem muitos movimentos contra as redes de lanchonetes, o consumo no Brasil ainda é muito grande. A praticidade e a correria do dia a dia faz com que seja normal aderir a este tipo de alimentação. Em The Gospel of Food, Glassner questiona críticas feitas ao McDonald´s e Burger King e garante que não devemos sentir culpa ao comer lanches em fast-food, e para isso se deve saber o que é mito e o que são meias-verdades para que se possa desfrutar deste tipo de alimento.

Nenhum comentário: