sexta-feira, 20 de abril de 2007

Morar na Zona Sul: Sonho e Realidade I



Pedro Serra


Depois de décadas de uma ocupação desenfreada a Zona Sul já não tem o mesmo encanto e apresenta diversos problemas. Mesmo assim, os preços de aluguel na área continuam altos e encontrar um bom lugar para morar, pagando um valor justo e com qualidade de vida, é uma tarefa difícil.

A pessoa que procura um apartamento ganhou ainda, nestes últimos anos, um concorrente de peso. São os estrangeiros que passam temporada na cidade. Com dinheiro para gastar, alugam apartamentos por uma ou duas semanas, inflacionando o mercado e diminuindo a já pequena oferta.


Neste cenário, o inquilino tem que estar bem atento. Algumas precauções antes de procurar o apartamento devem ajudar. Segundo Jarbas Coutinho, da Gávea Imóveis, o ideal é a pessoa ter bem definidos os seus objetivos em relação ao apartamento que quer, pois muitas variáveis influem no preço do imóvel. Apartamentos de fundos, em ruas de acesso ou em andares baixos terão um preço menor, enquanto que uma vaga na garagem aumentará o preço do imóvel. A idade do prédio geralmente não importa no preço, mas pode fazer diferença na vida do morador. “Prédios antigos geralmente tem apartamentos maiores, com o pé direito mais alto. Além disso, muitos têm menos serviços e funcionários, o que influencia no valor do condomínio”, explica Jarbas.

Nenhum comentário: