terça-feira, 10 de abril de 2007

Praias poluídas viram tendência e preocupam profissionais da saúde.

A poluição é a mais nova tendência nas praias do Rio de Janeiro, principalmente na Zona Sul. A população recebe a notícia através da mídia, geralmente de mês em mês, de que a maioria das praias está “imprópria para banho”. Isto significa que está poluída, e essa poluição pode ser causada por fatores químicos, biológicos e físicos. Nos últimos tempos, os episódios envolveram muitos vazamentos de óleo. Essa tem se tornado uma constante e vem trazendo muita preocupação para os moradores das orlas e para os banhistas em geral, assim como para os profissionais da Saúde que se preocupam principalmente com o aumento no número de viroses, entre outras doenças.
Segundo a FEEMA, Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente, que monitora a qualidade da água desde a década de setenta, fatores microbiológicos são os maiores contribuidores para a poluição da água do mar. O Dr. Celso Lessa Faria, Clínico geral, confirma essa teoria: “A praia poluída não tem só coliformes fecais. Tem praticamente todo tipo de lixo porque o lixo dos esgotos vai justamente para o mar”.
Nos últimos tempos o número de viroses no Rio tem aumentado drasticamente. Elas estão cada vez mais fortes e difíceis de tratar, e as praias poluídas podem estar servindo de meio contaminador, já que ir a praia é um dos programas prediletos dos cariocas. O importante é que as pessoas tomem consciência que precisam evitar o contato com a praia poluída. Letícia Goncalvez, moradora de Ipanema, afirma que ao perceber que a praia está poluída, ela não entra no mar de jeito nenhum: “Porque eu vou me expor desse jeito? Não entro mesmo”. Já Pedro Sá, estudante de jornalismo, afirma; “Geralmente quando eu entro no mar eu procuro sempre não engolir água, porque não sei da sua qualidade. E quando fico sabendo que a praia está poluída e está muito calor eu me contento em apenas tomar banho no chuveirinho”.
Tem que haver uma preocupação das pessoas com a qualidade da água porque pela água poluída pode se pegar várias doenças. Segundo o Dr. Celso todo o corpo humano pode sofrer com a poluição do mar: “É quase impossível não engolir água quando se entra no mar, e essa ingestão pode prejudicar todo o aparelho digestivo, além de causar infecções urinárias e também doenças de pele, causadas pelo contato com a água poluída. Outra doença muito séria é a Hepatite A, que se pega via oral” Segundo o clínico, todas as pessoas podem pegar uma doença através do contato com a água poluída, não importando a sua idade. A única coisa que talvez faça a diferença é a situação do sistema imunológico da pessoa, que é o sistema de defesa do organismo. “Se as pessoas procurarem se alimentar direito, esquecendo um pouco o Mc Donald´s, procurando comer legumes, verduras e frutas, o organismo vai ficar muito mais forte e mais resistente a esses tipos de problemas. Lavar o nariz com soro fisiológico ajuda a manter o sistema respiratório limpo, o que também ajuda a manter o organismo saudável”. No site da FEEMA as pessoas podem encontrar algumas sugestões para se proteger, como por exemplo, não entrar no mar depois de um dia de chuva. Enquanto as autoridades não tomam medidas que possam deixar as praias menos poluídas, a população precisa saber como se proteger e evitar ao máximo se expor.

Nenhum comentário: