sexta-feira, 4 de maio de 2007

Do Pan para o Rio

O Rio só tem a ganhar, como prometeu o secretário Nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa, que garantiu que 75% dos equipamentos de segurança que forem implementados nos Jogos Pan Americanos, ficarão no Rio. Ele disse que quer que a cidade tenha uma capacidade instalada para o Pan e outros grandes eventos. Além disso, o Rio vai ficar com um parque tecnológico melhor para o combate da violência urbana, de acordo com o secretário. Ele informou, porém, que para a cidade ficar com todo o aparato, terá que ser apresentado um plano orçamentário mostrando capacidade de gestão e manutenção terá que ser apresentado pelo estado. Segundo ele, este plano já está sendo feito.

Com o objetivo de garantir a segurança dos atletas, turistas e cariocas que circularão nas vias públicas durante o Pan, Corrêa informou que o governo federal repassou R$ 562 milhões para serem aplicados na aquisição de equipamentos, infra-estrutura e na capacitação dos agentes de segurança pública. Desses, R$ 411 milhões já foram gastos. Segundo Corrêa, a maior parte dos equipamentos já está na cidade em processo de instalação. Tudo deve ficar pronto em meados de junho, tempo suficiente para treinar o pessoal que irá trabalhar no evento.

Cerca de 600 câmeras foram adquiridas e serão instaladas nos locais dos jogos e em pontos estratégicos na cidade. Além disso, 24 aeronaves – seis helicópteros multimissão, oito helicópteros de observação e instrução e dez motoplanadores – farão o patrulhamento do espaço aéreo e o transporte de tropas. As polícias Civil e Militar e o Corpo dos Bombeiros vão receber equipamentos com tecnologia digital para comunicação instantânea entre as forças. Segundo Corrêa, essa tecnologia de informação irá facilitar o acesso das informações e diminuirá o tempo e a necessidade de deslocamento de viaturas e agentes, tornando as ações mais seguras.

A segurança do Pan terá 18 mil agentes. Os seis mil homens da Força Nacional, que atua na cidade desde janeiro, irão estar voltados integralmente para as competições. Cerca de três mil policiais federais, três mil policiais federais rodoviários e seis mil policiais militares e bombeiros de outras regiões do país também serão mobilizados.

Nenhum comentário: