terça-feira, 8 de maio de 2007

Aquecimento Global não preocupa os jovens

O aquecimento global, fenômeno caracterizado pelo aumento de temperatura na superfície da Terra, não tem despertado muita preocupação na maioria dos jovens, que não perceberam a gravidade de um dos fenômenos de efeito mais devastador que possivelmente a Terra já conheceu.
Causado por fatores naturais e por ações humanas, para amenizar as conseqüências desse aquecimento, como derretimento de geleiras e, conseqüentemente, o desaparecimento de cidades litorâneas, por exemplo, é preciso que as pessoas no mundo todo modifiquem sem hábitos e passem a viver de maneira mais saudável, trazendo benefícios para si e para o meio ambiente.
Segundo meteorologistas e climatólogos, os efeitos do aquecimento global, causado principalmente pelo aumento do efeito estufa, serão sentidos a curto e a longo prazo. Porém o que mais assusta esses especialistas é a passividade das pessoas, inclusive dos jovens, que com certeza terão que arcar com as conseqüências de atos cometidos por outras gerações e pela passividade da sua própria geração, tumultuando assim o seu futuro. O estudante de Direito, Murilo Oliveira, acredita que a situação é tão grave que simplesmente ações individuais não irão surtir nenhum resultado:
- Na verdade, eu já nem acredita que seja possível reverter essa situação, tendo dúvidas como será o nosso futuro na Terra.
Mario Moscatelli, mestre em Ecologia, biólogo e professor de gerenciamento de ecossistemas da UniverCidade, diz que o conformismo das pessoas não é nada útil:
- O conformismo não ajuda em nada, essa idéia das pessoas acharem que não dá mais para reverter essa situação. Para reverter isso são necessárias atitudes individuais e coletivas. Economizar água e luz elétrica, comer alimentos orgânicos e utilizar produtos recicláveis e biodegradáveis já é de uma grande ajuda.
Mas parece as pessoas estão acomodadas com essa situação e acreditam que no final tudo vai se resolver. O vendedor Luiz Cláudio Maia, de vinte e cinco anos, acredita que no final as autoridades vão encontrar um jeito de resolver essa situação, pois diz que já houveram situações perigosas assim no passado e que acabaram sendo resolvidas:
- Acredito que no final tudo acabe bem, mas se não acabar as pessoas terão o que merecem porque afinal de contas esse problema foi descoberto já há alguns anos e ninguém se mobilizou. Só que agora está começando a ficar mais visível, principalmente com o calor que tem feito. Mesmo assim eu não acredito que plantando uma plantinha vou resolver um problema dessa dimensão. Ai simplesmente estou esperando para ver como vai ficar isso.
Moscatelli afirma que as pessoas nem tomam
- As pessoas pagam impostos por isso, mas não sabem nem porque estão pagando. Elas têm o direito e o dever de exigir das autoridades soluções para esses tipos de problemas. A verdade é que a população paga muito e não recebe nada.
Saúde pública, transporte, saneamento básico e políticas para melhorar a qualidade do meio ambiente são algumas das coisas que população deveria exigir, mas não exige, e essa postura só agrava ainda mais o problema.

Nenhum comentário: